PUBLICIDADE
WANIA MONTEIRO DE ARRUDA

ÓLEO DE COCO

Bem, vamos lá, minha opinião sobre o assunto

Wania Monteiro de Arruda

Colunista

17/04/2017 07h00 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00


Bem, vamos lá, minha opinião sobre o assunto. Já é de tempos que eu costumo prescrever essa gordura (óleo de coco extravirgem), mas agora ela está no seu auge, com promessas milagrosas ou não. Mais uma vez: não existe milagre ou cápsula milagrosa, o que existe é um novo estilo de vida, em que complementos alimentares podem ser utilizados para ajudar nesse processo.

É verdade que o óleo de coco extravirgem tem seus méritos, é uma gordura do tipo TCM (triglicerídeos de cadeia média), o que significa que é rapidamente absorvida no intestino e não é metabolizada pelo fígado. Essa propriedade faz com que seja uma gordura utilizada como fonte de energia, por isso gosto de prescrever antes dos exercícios. Esse rápido metabolismo do TCM pode aumentar o gasto de energia e diminuir a ingestão de alimentos oferecendo mais saciedade.

Ele ainda apresenta uma grande concentração de ácido láurico, é o mesmo ácido graxo presente no leite materno, estimulando o equilíbrio imunológico, ajudando a combater uma infinidade de bactérias, leveduras, fungos e vírus, excelente no tratamento da candidíase. O óleo de coco é usado na medicina complementar na Malásia e outros países vizinhos, incluindo Tailândia e Filipinas.

O óleo extraído da carne do coco fresco (óleo de coco virgem) contém mais triglicerídeos de cadeia média (TCM), sendo 70-85% em comparação aos óleos de outros tipos de coco. Os benefícios atribuídos ao óleo de coco podem ser explicados por sua ação antioxidante, atribuída não só pela vitamina E como também, e principalmente, pelos ácidos fenólicos presentes. A procedência também é muito importante, desconfie de produtos baratos.

O óleo de coco deve ser extravirgem (ou seja, possuir um índice de acidez inferior a 0,5%), ter embalagem escura, para não perder seu efeito antioxidante, e embalagem de vidro, recomendações iguais às do azeite de oliva. Não se esqueça também que é uma gordura e que cada colher de sopa (15 ml) corresponde a 135 calorias, portanto se o objetivo for emagrecer ele deve fazer parte de um plano alimentar balanceado e orientado por um profissional nutricionista. 

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE